Radialistas elegem nova diretoria do Sintercom MS.

Nesta segunda-feira (5) foi realizada a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Radialistas de Mato Grosso do Sul – Sintercom/MS. A votação aconteceu na capital e cidades do interior, uma urna ficou disponível na sede do sindicato em Campo Grande, outra na sede da SSCH em Corumbá e nas emissoras de rádio e TV, sempre acompanhadas de membros da Comissão Eleitoral e diretores do Sindicato.

 

  A chapa única “Integrando os Radialistas”, que temo jornalista e radialista Ricardo Ortiz como presidente, foi eleita para o mandato de quatro anos (2025 a 2029).

O presidente da Comissão Eleitoral, José Antônio, que está diretor da Fitert – Federação Nacional dos Radialistas explica como foi o trabalho da comissão:

“O nosso trabalho como Comissão Eleitoral é organizar e dar lisura ao processo eleitoral dos representantes dos trabalhadores das empresas de rádio e TV do estado de Mato Grosso do Sul. Chegamos aqui, organizamos, colhemos os votos dos trabalhadores, verificamos que estava tudo certo com a votação, atendendo os preceitos profissionais e estatutários do sindicato, ai abrimos as urnas pra que a apuração de fato, ocorresse da forma mais correta e transparente no resultado”.

Zé Antônio fala sobre a importância das eleições:

“A renovação é importante pra categoria. A renovação não quer dizer mudar a direção, a renovação quer dizer que vai entrar uma nova pessoa, com mais energia, apesar de já estar na trincheira na luta em defesa dos radialistas, ele traz um novo gás, pra poder trazer a categoria de volta. A gente precisa unir a categoria, a gente precisa que os radialistas se fortaleçam no estado de Mato Grosso do Sul. Esse trabalho que a gente faz é importante pra mostrar pra categoria que a federação, junto com o sindicato se preocupa com ela e ela precisa se preocupar com sua organização. O sindicato é um instrumento dos trabalhadores, voltado para defender os seus direitos e seus interesses coletivos, é fundamental essa renovação da gestão do Sindicato dos Radialistas de Mato Grosso do Sul. A categoria compareceu, quase 59% dos associados ativos votaram, foi uma votação expressiva porque a maioria absoluta votou SIM, ou seja, reconheceram o trabalho que a companheira Rose fez e dá um pouco de credibilidade ao novo presidente que foi eleito hoje, o companheiro Ricardo Ortiz, isso pra nós é fundamental e a categoria reconhece isso. Quando você tem um numero expressivo de voto SIM, você reconhece que a categoria está valorizando esse trabalho que o sindicato vem fazendo”, reforçou.

A radialista Rose Borges, que esteve presidente nos últimos quatro anos (2021 a 2025), deixa o cargo, mas continua como vice-presidente na nova gestão. Rose faz uma avaliação da sua gestão:

“Acredito que foi uma gestão de evolução e de crescimento. Nós tivemos vários empecilhos, tivemos vários problemas durante essa última gestão. Tivemos pandemia, tivemos um governo que acabou com os direitos trabalhistas e prejudicou bastante os sindicatos, mesmo assim, conseguimos avançar em pautas importantes como a carteira nacional do radialista. Conseguimos avançar em discussões da base, fortalecer nossa base que é muito importante e principalmente, conseguimos uma união de trabalho muito incrível da nossa equipe. Eu continuo no sindicato, agora como vice-presidente e acredito que vai ser bem bacana também, o Ricardo Ortiz tem bastante experiência e acredito que ele vai levar de forma bem democrática e de luta o sindicato e a gente vai continuar junto, pra crescer mais e mais”, enfatizou.

 

O presidente eleito, Ricardo Córdoba Ortiz fala sobre as expectativas e propostas para os próximos quatro anos (2025 a 2029):

“Temos um pré-projeto, no qual vamos levar o Sintercom agora para o estado de Mato Grosso do Sul. Faremos isso no campo do conhecimento, ou seja, seminários, encontros e congressos, pra unir os radialistas do Estado. Nós temos visto que muitos querem chegar perto do sindicato, mas têm uma série de dificuldades, então o sindicato vai aos municípios pra assim, fazer com que os radialistas possam se unir cada vez mais, conhecer projetos através de ensino e aprendizagem, ou seja, palestras que vamos trazer para o estado. Vamos instituir novas delegacias, assim como o próprio estatuto diz que devemos fazer, então, já faremos nos polos maiores que são: Dourados, Três Lagoas e Corumbá e depois estender para Aquidauana e outras regiões que também pedem a representatividade do sindicato. Faremos um informativo online, aquele informativo que era um panfleto, agora será online. Vamos fazer um boletim online que será lançado para todos os sócios, com informações do que está acontecendo, sobre os acordos que são feitos, tabelas de valores, empresas que pagam e a forma que pagam. Esse boletim online que será enviado para todos os sócios, através de aplicativos de conversa e das redes sociais também”, afirmou.

Por: Odil Santana.