O ex-vereador e radialista Miltinho Viana Filho faleceu na manhã desta segunda-feira (4). Ele estava com 63 anos e enfrentava câncer no pâncreas, que se alastrou e atingiu o fígado.
Miltinho estava na enfermaria do Hospital Cassems, havia deixado a CTI (Centro de Tratamento Intensivo) na sexta-feira (1º) e seguiria com o tratamento de quimioterapia, mas não resistiu.
O apelido de “Cowboy do Rádio” ele ganhou quando trabalhava como locutor de rodeios, que abriu as portas para a comunicação, onde manteve o estilo usado nas arenas, caindo no gosto popular, conquistando uma legião de ouvintes e audiência no rádio por 40 anos, com sua voz marcante.
Antes do rádio, Miltinho Viana trabalhou como bancário, encarregado de setor de Recursos Humanos e teve sua história marcada na luta sindical, quando fez parte de um dos primeiros grupos de diretores do Sindicato dos Radialistas de Mato Grosso do Sul – Sintercom MS, exercendo a função de Secretário Geral. É fundador de loja Nova Esperança da Maçonaria a qual pertence desde 1988, foi eleito vereador por Campo Grande duas vezes e chegou a ocupar o cargo de suplente de deputado federal.
Levado pro rádio pelo jornalista Arthur Mário, Miltinho foi o primeiro radialista a apresentar um programa sertanejo em uma emissora de rádio FM (Frequência Modulada) em Campo Grande. No início dos anos 90, o empresário Ivan Paes Barbosa, dono da FM Cidade, pertencente à Rede MS de Rádio e Televisão, fez o convite para Miltinho apresentar um programa sertanejo nas madrugadas, surgiu então o “Refazenda”, nome dado pelo próprio apresentador. O programa já tinha patrocinadores antes mesmo de estrear. A FM Cidade também entrou pra história como a primeira emissora de rádio FM da capital de MS a inserir o sertanejo em sua grade de programação.
A escola de Samba Catedráticos do Samba fez homenagem em 2022, contando sua trajetória no enredo: Miltinho Viana, o Cowboy do Rádio, a voz que encanta. Além de apresentador de rádio, ele também era filiado à Unlão dos Compositores do Brasil (UCB), com mais de 48 composições musicais, gravadas por diversos artistas.
O radialista já apresentou programas de TV em emissoras locais e atualmente comandava o programa Refazenda na Rádio Cidade FM, antes de iniciar campanha eleitoral, quando teve que se afastar para concorrer à uma vaga nas eleições municipais deste ano como candidato pelo PSD e tentar retornar à Câmara Municipal de Campo Grande.
O radialista está sendo velado no cemitério Parque das Primaveras em Campo Grande, onde também será feito o sepultamento nesta terça-feira (5), às 10 horas da manhã.
A Diretoria do Sintercom MS agradece a contribuição do Miltinho Viana, o Cowboy do Rádio, para com este sindicato, em defesa dos profissionais da comunicação através da luta sindical e por emprestar sua voz e talento para a comunicação sul-mato-grossense.
A Direção do Sintercom MS se solidariza com os familiares, amigos e ouvintes desse grande profissional do rádio, que deixa sua marca na comunicação de Mato Grosso do Sul.